Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca viva: entre saberes, leituras e afetos
Início do conteúdo da página

Biblioteca viva: entre saberes, leituras e afetos

Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2025, 10h26 | Última atualização em Segunda, 24 de Novembro de 2025, 10h34

IV Semana do Livro e da Biblioteca movimenta o IFG Uruaçu com cultura, literatura e muita criatividade

IV Semana do Livro e da Biblioteca movimenta o IFG Uruaçu com cultura, literatura e muita criatividade
IV Semana do Livro e da Biblioteca movimenta o IFG Uruaçu com cultura, literatura e muita criatividade

Entre os dias 20 e 24 de outubro, o IFG – Câmpus Uruaçu realizou a IV Semana do Livro e da Biblioteca, um evento que transformou o espaço da biblioteca em um território pulsante de cultura, arte, afetos, conhecimento e movimento. Ao longo dos cinco dias, estudantes, servidores, visitantes e membros da comunidade externa viveram uma programação intensa que reafirmou o papel da biblioteca como espaço vivo, criativo e colaborativo.

Para a equipe da biblioteca, outubro é sempre especial. É o mês dedicado ao livro, à leitura e às bibliotecas, e foi nesse contexto que desenvolveram uma programação diversa, dinâmica e envolvente. Entre as ações de destaque esteve o Concurso de Poemas: Poesia que floresce em sustentabilidade, criado para incentivar a produção literária e fortalecer o vínculo dos estudantes com a escrita. “A leitura é ferramenta essencial para o pensamento crítico, a imaginação e a formação cidadã. O concurso surgiu como uma das sugestões da organização para tornar a edição de 2025 ainda mais rica e participativa”, destaca Sabrina Gisele da Silva Felix, bibliotecária do câmpus.

Concurso Literário: poesia, sustentabilidade e talento

Vencedores do concurso literário

Da esquerda para a direita, Sinvaline Pinheiro (jurada), Ricardo Rodrigues (vencedor do concurso de poesia), Anna Cecília (vencedora do concurso de poesia), e Luíz Arapiraca (jurado).

O concurso deste ano convidou estudantes a refletirem sobre meio ambiente, responsabilidade coletiva e preservação do planeta por meio do tema Poesia que floresce em sustentabilidade.

O júri foi composto por:

  • Sinvaline Pinheiro, escritora e poetisa
  • Luiz Arapiraca, escritor e poeta
  • Wolney Matos, professor e biólogo

A participação foi expressiva, com público de diversas instituições e idades variadas. Além disso, demonstrou grande sensibilidade dos autores. Os vencedores foram:

  • Cuidar da Terra é amar a vida, de Anna Cecília Vieira, aluna do IFG – Câmpus Uruaçu, ainda adolescente, 17 anos.
  • O mundo pede socorro, de Ricardo Alves Rodrigues, estudante da Escola Estadual Dom Prada, de apenas 14 anos de idade.

Segundo Gleyciene Marques do Nascimento, da comissão organizadora, “a qualidade dos poemas surpreendeu. Esse engajamento marcou positivamente o evento e mostrou a força da produção literária entre nossos jovens”.

Torneio de Xadrez: estratégia e integração

competidores xadrez

Competidores do II Torneio de Xadrez da Biblioteca do IFG Uruaçu

A segunda edição do Torneio de Xadrez da Biblioteca atraiu tanto público interno, quanto externo, reunindo 16 competidores. A ação é vinculada ao projeto “Xeque-mate: xadrez na Biblioteca”, coordenado pelo servidor Klisman Lourenco de Paiva Araújo, que reforça a importância do xadrez como ferramenta educativa. “O xadrez desenvolve leitura de regras, criatividade e interação social. É um jogo que une concentração e comunidade”, explica Klisman.

destaques no xadez

Primeira foto: Klisman (org.) e Amanda (semifinalista). Segunda foto: Sabrina (servidora), Carlos Daniel (campeão do torneio de Xadrex), Gleyciene (org.) e  Klisman (org.). Terceira foto: Gerson Ripardo (competidor) ao lado da esposa e do filho Gabriel Ripardo (semifinalista).

A competição contou ainda com a cota kids, que encantou o público pela desenvoltura dos pequenos. Também tivemos destaque feminino, ambos alcançaram as semifinais ganhando, inclusive, torcida graças ao bom desempenho. O grande campeão foi Carlos Daniel Antunes de Oliveira, aluno do IFG – Câmpus Uruaçu.

Cinebook e tardes de muita arte

Outro destaque da programação foi o Cinebook, com sessões diárias de filmes adaptados de obras literárias. A biblioteca se transformou em uma aconchegante sala de cinema, com pipoca e muita conversa sobre literatura e suas versões para as telas. “As tardes da biblioteca nunca foram tão movimentadas”, relatou a equipe. Além disso, os estudantes participaram de atividades como quebra-cabeças coletivos, pintura de desenhos (boobgoodies) e desafios visuais, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o lazer compartilhado.

Para expandir o clima da biblioteca para mais setores, durante toda a semana, a equipe da biblioteca espalhou pelo câmpus pequenas doses de poesia: balas e chocolates acompanhados de versos curtos. A iniciativa espalhou alegria e sensibilidade, criando momentos de leveza entre aulas, corredores e estudos.

Sarau, apresentações e arte viva

Sarau de Jezebeu

Da esquerda para à direita, Larissa Kramer e Rodrigo Kramer (servidor) promovendo o Sarau da Jezebeu

A IV Semana do Livro e da Biblioteca também abriu espaço para expressões artísticas diversas. O Sarau de Jezebeu integrado pelo servidor Rodrigo Kramer e sua companheira Larissa Kramer, realizado na segunda noite do evento, emocionou o público. No encerramento, as apresentações de Camila Stéfany de Sousa Vieira (aluna), acompanhada por Tau (músico local), a participação especial de sua mãe, dona Elizete (música local), e as performances da artista Zambi (professor), agraciaram os ouvidos do público e fecharam a programação com sensibilidade e encanto.

apresentações culturais

Apresentações culturais de encerramento, da esquerda para à direita, Tau (músico), Elizete (música), Camila Stéfany (aluna).

O evento ainda contou com sorteio de brindes, celebrando a integração entre arte, literatura e comunidade.

Olhar para o futuro

Mais que um evento: um movimento

A equipe organizadora planeja ampliar parcerias com docentes, projetos acadêmicos e comunidade externa, buscando envolver ainda mais pais, escritores locais, voluntários e ex-alunos nas próximas edições. “A biblioteca é um espaço dinâmico, acolhedor e inspirador. Queremos fortalecer esse papel e ampliar o vínculo entre leitura, educação e cidadania”, afirma Sabrina, bibliotecária.

A IV Semana do Livro e da Biblioteca reafirmou o propósito maior da instituição: democratizar o acesso à informação, incentivar a leitura e valorizar a cultura local. Com atividades educativas, artísticas e lúdicas, o evento mobilizou o IFG – Câmpus Uruaçu e a comunidade de Uruaçu e região, deixando marcas afetivas e inspiradoras.

 

Confira na integra os poemas vencedores.


Acompanhe mais ações como essa no Instagram e no Facebook do IFG.


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

Fim do conteúdo da página